Com Black Friday, vendas no varejo sobem pelo sétimo mês seguido
Apesar da desaceleração registrada, indicador teve alta de 0,6%, na comparação com outubro deste ano
As vendas no varejo brasileiro mantiveram, em novembro, a trajetória de crescimento nos últimos meses, expandindo 0,6% na comparação com outubro. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. Este foi o sétimo mês consecutivo de alta no indicador, beneficiado no mês pelo bom desempenho da Black Friday.
Apesar do resultado positivo, as vendas apresentarem perda de ritmo no mês, na avaliação do IBGE. No acumulado em 12 meses, a alta do indicador passou de 1,8% em outubro para 1,6% em novembro. O número ficou bem abaixo do esperado pelo mercado. Economistas ouvidos pela Bloomberg estimavam avanço de 1,2% na comparação mensal.
Entre as oito atividades pesquisadas, quatro tiveram altas, sendo que três delas foram diretamente influenciadas pela Black Friday: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,5%).
As vendas no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,0%), com maior peso no índice, ficaram estáveis na comparação com outubro.
Segundo o IBGE, a alta de 0,6% em novembro, apesar de apontar para uma redução do ritmo de crescimento do setor em 2019, foi positiva. Na comparação com o mesmo período do ano passado (novembro de 2018), as vendas no varejo aumentaram 2,9%. No ano, o indicador já acumula alta de 1,7%.
— O crescimento de 0,6% é relevante porque manteve a taxa positiva pelo sétimo mês seguido, o que fez novembro registrar o patamar mais elevado desde dezembro de 2016. Isso mostra que o setor vem mantendo a recuperação — disse Isabella Nunes, gerente da pesquisa
O volume de vendas registrou o maior patamar desde dezembro de 2016, período crítico da crise no setor. No entanto, segue 3,7% abaixo do recorde alcançado em outubro de 2014.
Varejo ampliado
Na análise do varejo ampliado, que considera as vendas de veículos e materiais de construção, o volume de vendas caiu 0,5% em novembro, na comparação com outubro. A queda interrompeu a série de oito meses de crescimento contínuo, período em que acumulou ganho de 5,1%
O resultado negativo foi influenciado pelo queda no segmento de vendas de veículos e peças (-1,0%) e da estabilidade no comércio de materiais de construção (0,1%).
— O segmento de veículos não sustentou o crescimento em novembro, depois de dois meses de crescimento (3,5%). É comum essa acomodação. A atividade vem mostrando dinamismo ao longo de 2019, acumulando no ano alta de 10,1%. Foi um bom ano para o segmento — explicou Isabella Nunes.
Na comparação com o mês de novembro de 2018, o volume de vendas do varejo ampliado teve crescimento de 3,8%. O indicador acumula alta de 3,8% no ano e também de 3,6% nos últimos 12 meses.
Apesar do resultado, as vendas no varejo aplicado ainda estão 7,5% abaixo do ponto do recorde de atividade econômica, alcançado em agosto de 2012.
Fonte: https://oglobo.globo.com/
Link: https://oglobo.globo.com/economia/com-black-friday-vendas-no-varejo-sobem-pelo-setimo-mes-seguido-24190875. Acessado em: 15 Janeiro 2020, 12:00:22.