Economia diz que investimento das empresas está se recuperando mais rápido do que em crises anteriores

Economia diz que investimento das empresas está se recuperando mais rápido do que em crises anteriores

Comparação foi feita com crises de 2015-2016, 2008-2009 e 1980-1983. Também o PIB retornou ao patamar pré-crise mais rapidamente, segundo dados compilados pelo Ministério da Economia

Por Jéssica Sant’Ana, G1

O Ministério da Economia divulgou uma nota técnica nesta terça-feira (27) em que aponta que o investimento das empresas está se recuperando mais rápido da crise da Covid do que em crises econômicas anteriores. A comparação foi feita em relação às crises de 2015-2016, 2008-2009 e 1980-1983.

Segundo dados compilados pela Secretaria de Política Econômica da pasta, o investimento privado, apesar da forte retração em 2020 devido à pandemia de Covid, recuperou o nível pré-pandemia (quarto trimestre de 2019) no último trimestre do ano passado.

Ou seja, o investimento privado demorou quatro trimestres para recuperar o tombo da recessão provocada pela pandemia. Na crise financeira de 2008, o investimento demorou cinco trimestres para retomar o patamar anterior.

Os dados compilados pela secretaria mostram também que a recuperação do investimento privado tem se consolidado em “vários setores e se espalhado em todas as regiões do país”, segundo a nota técnica.

A nota aponta ainda que a ampliação da produção de bens de capital (usados para prooduzir outros bens) está em ritmo maior que o próprio crescimento da produção industrial.

“Enquanto a produção industrial acumulou 1,1% de alta nos últimos 12 meses até abril de 2021, a produção de bens de capital cresceu 5,1% nessa mesma base de comparação”, afirmou o ministério.

Em 2021, a produção de bens de capital acumulou alta de 35,6% nos primeiros quatro meses do ano, ante o mesmo período do ano anterior, bem acima da taxa observada para a indústria geral (10,5%) nessa mesma base.

Ainda segundo a nota técnica, a retomada do investimento privado acontece, prioritariamente, pelo financiamento privado, por meio, por exemplo, de debêntures (títulos que as empresas emitem para se capitalizar) e abertura de capital na Bolsa.

Nas crises anteriores, segundo o governo, houve predomínio do crédito fornecido por bancos públicos, como o BNDES.

PIB

 

A nota técnica divulgada pelo Ministério da Economia aponta, ainda, que o investimento privado tem ajudado a puxar a recuperação da economia. O Produto Interno Bruto (PIB), usado para medir o desempenho da economia brasileira, alcançou o nível pré-pandemia no começo deste ano.

Apesar de o PIB ter demorado mais do que o investimento para voltar ano nível pré-pandemia, a recuperação também foi mais rápida em comparação a crises anteriores.

“Aquela crise econômica [2014-16] foi a mais profunda da série histórica, causando queda do produto e aumento do desemprego que tiveram efeitos permanentes de tal magnitude que, mesmo após 3 anos de recuperação, a economia ainda estava 19% abaixo do nível da tendência anterior do PIB”, diz a Secretaria de Política Econômica em nota.

fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/07/27/economia-diz-que-investimento-das-empresas-esta-se-recuperando-mais-rapido-do-que-em-crises-anteriores.ghtml acessado em 28/07/2021

Barra de pesquisa

Principais categorias

Contas Públicas

Economia

Empresariado

Investimentos

Pequenas Empresas

Soluções financeiras personalizadas para você e sua empresa