Mercado está mais otimista que BC com perspectivas para economia, diz Kanczuk

Mercado está mais otimista que BC com perspectivas para economia, diz Kanczuk

Diretor do BC destacou possíveis riscos à atividade econômica, como o surgimento de novas cepas do coronavírus, problemas na oferta das cadeias produtivas e crise hídrica

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk, afirmou nesta quinta-feira que a situação “se inverteu” e agora o mercado está mais otimista do que a autoridade monetária com as perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

“Quando a gente tinha 3,6% [de projeção de crescimento], o mercado tinha 3,2%. A gente estava mais otimista. Boa parte se devia ao [desempenho da economia] segundo semestre”, disse. “Nossa projeção de 4,6% está menos otimista do que os 5% do mercado, [cuja projeção continua] subindo. O segundo semestre do mercado está mais pujante. O nosso é um belo número, Ele destacou possíveis riscos à atividade econômica, como o surgimento de novas cepas do coronavírus, problemas na oferta das cadeias produtivas e crise hídrica.

O diretor do BC afirmou ainda que, com o balanço de riscos assimétrico para 2022, a instituição trabalha com um cenário de juros um pouco mais altos do que o previsto pelo mercado na pesquisa Focus. “Como há assimetria no balanço de riscos, você tem que mirar uma inflação abaixo e tem que praticar uma política monetária menos estimulativa que o juros do Focus [que está em 6,50% tanto no fim deste ano quanto no fim de 2022]. É isso que aparece na comunicação”, disse.

Sobre as contas externas, Kanczuk chamou a atenção para a revisão para cima, feita pelo BC, da entrada líquida de investimentos em carteira no Brasil neste ano.

“É uma coisa relevante [ligada a] movimento de câmbio contratado. O principal efeito é o diferencial de juros entre o Brasil e economias internacionais. Subiu o carrego em favor do Brasil”, notou, lembrando que a revisão da entrada dos investimentos carteira melhorou as perspectivas para a conta financeira como um todo.

Sobre Fed

“Estudamos dois cenários. Um que tem um retorno [do câmbio], outro que não tem um retorno. O cenário dois seria o efeito de ‘super tantrum’”, disse. Ele destacou que o Comitê de Política Monetária (Copom) não “elegeu esse risco” como principal. “Aparece como questionamento, mas não tem status de risco principal”, disse.

Kanczuk explicou que o Copom não elegeu a possibilidade de um cenário de retirada de estímulos monetárias nos Estados Unidos (“tapering”) como em 2013 como algo relevante para ser incluído no balanço de riscos ainda que simulações feitas pelo BC apontam que isso pode gerar uma depreciação de 20% no câmbio.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, completou que o relevante vai ser se o ajuste será sendo feito num ambiente de recuperação forte e para se precaver de uma alta da inflação ou se existirá uma percepção de que BC americano estará “atrás da curva”, “atrasado” na ação. “A influência nas variáveis que são relevantes são Kanczuk acrescentou que, embora não esteja no balanço de riscos, esse tem sido um dos itens discutidos nas reuniões do Copom. “Não foi considerado pelo Copom um evento com uma probabilidade tão relevante como os outros eventos. Você tem uma elencagem dos eventos mais importantes e menos importantes”, diz. Nesse sentido, Campos Neto reforçou ainda que para o BC o câmbio é flutuante.

O diretor do BC também reforçou que, na estimativa do BC, o hiato do produto (uma medida de ociosidade da economia) estava negativo em 2,5% no segundo trimestre deste ano. “Esse hiato fica próximo de zero em 2022, como já era o caso antes”, afirmou.

Ele não quis especificar em que trimestre de 2022 o hiato do produto vai se fechar no país, mas ressaltou que a informação de que o BC vê o hiato zerado no próximo ano é relevante porque a maioria dos analistas espera que o hiato feche em 2023.

fonte: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/06/24/mercado-esta-mais-otimista-que-bc-com-perspectivas-para-economia-neste-ano-diz-kanczuk.ghtml acessado em 13/10/2021.

Barra de pesquisa

Principais categorias

Contas Públicas

Economia

Empresariado

Investimentos

Pequenas Empresas

Soluções financeiras personalizadas para você e sua empresa