Pandemia foi aceleradora de tendências tecnológicas, diz Campos
Ele lembrou que o BC autorizou recentemente as transferências por meio do WhatsApp
Por Estevão Taiar, Valor
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reforçou hoje que a “pandemia foi uma aceleradora de tendências” tecnológicas. Ele participa de videoconferência promovida pela Secretaria-Geral Ibero-Americana e pelo Banco da Espanha.
Na avaliação de Campos, o “movimento mais fundamental” de modernização do sistema financeiro é a integração com as mídias sociais. Ele lembrou que o BC autorizou recentemente as transferências por meio do WhatsApp.
“Eu esperava que esse movimento entre mídia social e bancos fosse demorar mais cinco anos no Brasil”, disse, destacando, porém, que o movimento já vem acontecendo.
Ele também lembrou que o Pix, por sua vez, já tem 170 milhões de chaves cadastradas. Além disso, 75% da população já usou o sistema.
A autoridade monetária também implantou no ano passado um grupo de trabalho para debater a criação de uma moeda digital.
Segundo ele, devem ser apresentadas novidades “em breve”. Entre os pontos que vêm sendo discutidos a respeito da moeda digital, estão se: ela terá remuneração; o BC será o único emissor; o BC será o único custodiante; ela será rastreável.
fonte: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/04/12/pandemia-foi-aceleradora-de-tendencias-tecnologicas-diz-campos.ghtml acessado em 14/04/2021